a partir de R$3.536
Reservar

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Mato Grosso
0/5

Duração

5 dias

Tipo de Tour

Diário

Grupos

Ilimitado

Idiomas

Português

DESTAQUE

  • PANTANAL COM CHAPADA DOS GUIMARÃES E NOBRES
  • O Pantanal - a maior planície inundável do planeta, localizada no centro do continente sul-americano -, é o principal santuário ecológico da América.
  • O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães - Esta a uma média de 760 m (2.500 pés) acima do nível do mar - abriga as nascentes de alguns dos principais rios que desembocam no Pantanal. Suas cachoeiras cristalinas, riachos, formações rochosas e fauna dão ao Parque Nacional uma beleza única.
  • A combinação dessas duas regiões muito diferentes é essencial, além de permitir uma melhor compreensão da formação geológica das planícies do Pantanal.
  • Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar
  • SAÍDAS DIÁRIAS

Itinerário

Exibir todos
1º Dia – CUIABÁ // CHAPADA DOS GUIMARÃES
1º Dia – CUIABÁ // CHAPADA DOS GUIMARÃES

Chegada ao aeroporto Marechal Rondon. Recepção, boas vindas e viagem de 75 km até a Chapada dos Guimarães. O traslado cruzará a cidade de Cuiabá e em seguida acessará a rodovia MT-251. Logo será possível visualizar os paredões e passar ao lado das belas formações rochosas. Chegada na cidade e acomodação na pousada. Restante do dia livre.

2º Dia – NOBRES - Cachoeira da Serra Azul, Aquário Encantado com Rio Salobra e Lagoa das Araras (C)
2º Dia – NOBRES - Cachoeira da Serra Azul, Aquário Encantado com Rio Salobra e Lagoa das Araras (C)

Após o café da manhã, sairemos até a Cachoeira da Serra Azul. Contornaremos a serra, subindo e descendo trilhas com corrimão e uma escadaria de aproximadamente 800 metros. Chegada na cachoeira de águas cristalinas e de temperatura agradável, com um poço de 6 metros de profundidade, ótimo para nadar. De frente para a cachoeira há um deck de madeira e em volta uma trilha para acessar a água. Banho e mergulho num poço repleto de peixes e muito espaço para nadar. Nas pedras próximas da queda, poderemos experimentar uma água mais quente que escorre pelas pedras em contraste com as águas do poço.
*Para os mais aventureiros há uma oferta para incluir a descida de tirolesa.
Em seguida conheceremos o Aquário Encantado, um poço de 6 metros de profundidade abastecido pelo rio Salobra. O ambiente é formado por uma linda mata de galeria, o poço que forma o Aquário, seguido pelo Rio Salobra. A primeira parte da atividade é conhecer o Aquário, mergulhando com cardumes de peixes como piraputangas, dourados, piaus, cascudos e diversas outras espécies de diversos tamanhos. Em seguida, o passeio continua com uma flutuação Rio Salobra abaixo.Continuação e visita à Lagoa das Araras, onde será possível conhecer diversas espécies de aves, entre elas especialmente as araras canindé (azul e amarela), pica-paus, entre outras. A lagoa é repleta de Buritis e alguns são ninhos de muitas aves.
Retorno à pousada.
(2 km ao longo do dia - leve/moderado)

3º Dia – CHAPADA DOS GUIMARÃES – Circuito da Caverna Aroe Jari (C,A)
3º Dia – CHAPADA DOS GUIMARÃES – Circuito da Caverna Aroe Jari (C,A)

Após café da manhã, viagem até a Fazenda Água Fria para conhecer um circuito com 3 cavernas. Após instruções iniciaremos a caminhada seguindo pelo cerrado e floresta. Muitas formações rochosas, espécies vegetais e pegadas são atrações da caminhada.
Chegada em uma das entradas para a caverna Aroe Jari, onde há uma grande abóboda de rocha e um túnel de acesso. O túnel se abrirá para o Salão do Chuveiro. Com lanternas será possível observar a interessante formação rochosa e uma cachoeira caindo do teto da caverna. Muitas camadas de rochas que um dia foram fundo de mares e rios ancestrais.
A caminhada seguirá por fora da caverna até a outra extremidade. Durante o percurso há muitas espécies vegetais típicas do cerrado e em especial o Cascudo, fruto até o momento considerado endêmico da Chapada dos Guimarães.
Chegada na outra extremidade da caverna, a Boca do Buritizal. Teremos contato com a vereda, local facilmente reconhecido pelos buritis (Mauritia flexuosa) e a nascente de água cristalina.
A trilha continua, passando pela Pedra das Três Pontas ou Pedra do Equilíbrio para chegar na Lagoa Azul em seguida. Descanso e contemplação das marcas geológicas e da linda vista para as águas azuis e cristalinas.
Continuação da trilha para conhecer duas cavernas recentemente incluídas no roteiro: Pobe-Jari e Kiogo Brado. A caverna Pobe-Jari tem bastante semelhança com a caverna Aroe Jari, com seus túneis e ambientes sem luminosidade alguma. Já a caverna Kiogo-Brado tem um visual imponente, com paredes e teto alto com mais de 20 metros de altura. Uma areia branca e muito fina, com curiosas marcas deixadas pelo tempo.
Caminhada de retorno para o estacionamento (~50 minutos) ou resgate com trator da fazenda e em seguida possibilidade de banho na Cachoeira do Relógio. Almoço e retorno para a Chapada dos Guimarães. Noite livre.
(07 km de caminhada total – moderado)

4º Dia - CHAPADA DOS GUIMARÃES - Cidade de Pedras, Véu de Noiva e Vale do Rio Claro (C)
4º Dia - CHAPADA DOS GUIMARÃES - Cidade de Pedras, Véu de Noiva e Vale do Rio Claro (C)

Após café da manhã, seguiremos ao parque nacional e visita à Cidade de Pedras. É o mirante mais expressivo da Chapada dos Guimarães, localizado no topo dos paredões do parque nacional.
Uma vista fantástica que poderá ser contemplada nos 2 km de caminhada total, apresentando curiosas formações rochosas esculpidas por chuvas e ventos ao longo do tempo.
É possível avistar uma grande extensão de paredões, o vale logo abaixo, os rios e o horizonte distante, presenteando o visitante com uma vista única da Chapada.
A vegetação na Cidade de Pedras é um cerrado baixo, rico em frutas, flores e plantas medicinais.
Continuação da viagem visitando o mirante Véu de Noiva, com vista para uma das cachoeiras mais famosas da região.
O passeio continua até o Vale do Rio Claro. Agora os paredões milenares da Chapada estarão de frente para o visitante.
Contato com o cerrado e o lindo visual da Chapada, conhecendo árvores, arbustos, pequenas matas e campos de vereda típicos do local.
Visitaremos o Poço Azul para um primeiro banho e flutuação contemplativa terminando no Poço Verde.
Primeiro contato com a rica ictiofauna do Rio Claro, com lambaris, piraputangas, piaus, cascudos, entre outras espécies.
Após banho visita à Crista de Galo, uma formação rochosa elevada que possibilitará um visual panorâmico do alto para os paredões e toda a região, dando ao visitante uma noção exata do que é a Chapada.
É um dos momentos mais lindos do passeio, quando toda a Chapada é vista de frente.
Após descanso e contemplação, continuação do passeio a caminho do Poço da Anta onde um refrescante banho de água cristalina estará a espera de todos. Banho com flutuação contemplativa, piquenique e descanso.
Saída do Rio Claro e viagem a caminho da Chapada dos Guimarães com o lindo visual dos paredões ao entardecer para completar o dia.
Retorno ao hotel, noite livre.
(03 km de caminhada total – leve)

5º Dia – CHAPADA DOS GUIMARÃES // CUIABÁ (C)
5º Dia – CHAPADA DOS GUIMARÃES // CUIABÁ (C)

Retorno a Cuiabá e traslado ao aeroporto.

Incluindo/Não Inclui

  • Acomodação por 4 noites com café da manhã;
  • Traslado In/Out Cuiabá - Pousada - Cuiabá;
  • Transporte durante os passeios;
  • Passeios conforme mencionados no roteiro com ingressos e equipamentos;
  • 01 almoço no 3º dia - passeio à Caverna Aroe Jari;
  • Kit de Viagem;
  • Seguro Viagem Nacional (consulte suplemento para maiores de 65 anos).
  • Passagem aérea;
  • Bebidas;
  • Lanches de trilha;
  • Refeições não mencionadas
  • Despesas pessoais;
  • Tarifa para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.

Durations

Multi day

Localização do Tour

Mato Grosso

Perguntas frequentes

IMPORTANTE
* Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio;
* Lugares sujeitos à disponibilidade;
* Caso o passageiro adquira por conta própria o seu bilhete aéreo, deverá informar à Viagem sobre todos os seus dados, inclusive acerca de suas eventuais alterações;
* Apesar de não haver foco de febre amarela, é recomendável a vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem;
* Alguns serviços possuem valor adicional nos feriados e nos dias 25/12 e 01/01 e alguns hotéis possuem políticas de mínimo de noites e ceia natal e ano novo obrigatória. Consulte-nos!
CONDIÇÕES GERAIS
* Documentação para embarque: para sua tranquilidade providencie a documentação com antecedência.
* Crianças menores de 18 anos que não estejam acompanhadas de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente.
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita no roteiro.
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.

Cancelamentos e devoluções
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.
DICAS & INFORMAÇÕES
O QUE LEVAR:
Recomendamos roupas leves de algodão para as atividades – procure cores neutras - incluindo calças e camisetas de manga comprida e sapatos ou botas para caminhar (muito importante).
Entre junho e setembro – meses de Inverno -, é conveniente trazer jaqueta ou blusa de frio, pois as temperaturas podem descer. Para que a sua experiência no Pantanal seja inesquecível, sugerimos alguns outros itens: chapéu ou boné com aba, traje de banho, câmera fotográfica ou de filmar, óculos de sol, binóculos, lanterna de bolso, protetor solar, canivete, repelente de insetos, medicamentos habituais (incluindo anti-histamínicos), artigos de higiene pessoal.

LOCALIZAÇÃO:
A área total do Pantanal está dividida entre o Paraguai, a Bolívia, a Argentina e o Brasil. Os estados brasileiros em que é possível encontrar esse fascinante bioma são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

CLIMA:
O clima é tipo quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C. No verão, entre outubro e maio, época das chuvas, as terras são literalmente inundadas.

MELHOR ÉPOCA:
De abril a agosto, a seca possibilita uma melhor observação da fauna. De janeiro a março, o Pantanal alagado convida a aventuras mais intensas.

VACINAS:
Consulte com antecedência as atualizações de vacinação do destino no portal: https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=R22241ugv10&wicket-crypt=wnzXBH76vcs&wicket-crypt=QstgqDsAI3k

DIFICULDADE FÍSICA:
A maioria dos passeios está relacionada a caminhadas leves, cavalgadas e contemplação de animais e paisagens, e pode só apresentar problemas a pessoas que têm dificuldade em se locomover.
FORMAS DE PAGAMENTO
- No Cheque: Em até 8 vezes iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes;
- No Cartão: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners. O Cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- No Boleto Bancário: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais sem juros;
- Pagamento à vista (depósito ou cheque): 3% de desconto.
a partir de R$3.536

Consulta

Você pode gostar também

× Fale conosco...